sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Relatório do Jornal - Julio



A pouco tempo atras concluímos uma atividade coletiva do Instituto Criar. Fizemos um Jornal com uma prosta diferente. O Jornal da Terra, inspirado na carta da terra, uma "carta"(documento) feita para convencer as pessoas em criar um mundo melhor, um mondo sustentatevel que as pessoas possam viver em armonia. Usamos varios temas diferenciados para apresentar essas propostas colocadas na carta.
No processo de criação nos separamos por grupo e desenvolvemos temas relacionados a carta, mais de diferentes conteudos, como meio ambiente, cidadania, saúde, educação e cultura.
Meu grupo uso o tema Meio ambiente, e em algumas reuniões decidimos aborda o tema do lixo, porque depois de varias dicuções chegamos a uma conclusão que meio ambiente é o lugar(ambiente) onde se vive, não a floresta(a não ser que você more no Acre ou em Maúa)...Emfim, determinamos como tinha de ser o jornal.
Começamos a produção do jornal. Nesse momento me separi do meu grupo para fazer a vinheta com a turma mais "Animada", a galéra de animação.
Foi Punk fazer, pois no começo o pessoal não se importo muito,pois a maioria da sala estava tinha terminado um exercicio de cincronia labial. dicuti com o grupo o brifing que foi mandado, e aparti dai tivemos a primeira idéia para o roteiro. Decidimos fazer uma animação usando desenhos rupestres. Desenvolvi o resto do roteiro e aprensentei para a turma. Um coleguinha não gosto do projeto de reteiro. Foi sujerido fazer uma votação para aprovar esse roteiro, pois já que estamos na republica monarquista democratica anarquista da sala de animação, porque não votar??
Foi votado e resolvido democraticamente, "o reteiro está aprovado".
Começamos a produzir a animação. Fizemos uma pesquisa de imagens para usar como referencia, depois crimaos uma identidade visual aparti dessa pesquisa.
acontecetam coisas que não gostei muito, não ouve uma interação total do grupo. O Professor Rafael deu uma liberdade gigantesca para a criação da vinheta, não que eu não goste da liberdade, pelo contrarrioacredito nela. O problema foi uma pequena parte do grupo confundio essa liberdade com "nada a se fazer". Essa falta de compromisso calso um pequeno atraso na entrega da vinheta e gero aborecimentos na produção da vinheta. O problema da liberdade é exatamente esse, a maioria das pessoas não são preparadas para serem livres, e quando se deparam com a liberdade não sabem lidar com ela. Ficam esperando receber ordens, abrindo mão de um direito raramente consebido. Isso é triste, pois para alguns colegas a liberdade não tem valor.
O resultado. Deu um trabalho imenso para fazer a animação de abertura do jornal, e depois que fico pronto foi fantastico, fizemos tudo que queriamos fazer, foi plenamente prazeroso o processo. FANTASTICO, não existe outra palavra para descrever o momento que eu vi a animação da vinheta e quando vi meu nome nos creditos, o que o pessoal de Audio fez maguinifico também, a trilha fico muito boa, ajudo a dar mais vida a desenhos que começaram na cabeça, depois viraram figuras inanimadas em folhas branca, digitalisado e ganhado uma parcela de vida no processo de animação e finalmente ter tuda a vida com a trilha. Foi uma experiencia e tento fazer esse trabalho, acressento muita coisa pra mim.....Acredito que é chulo escrever isso, maias foi DO CARAIO!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário